Vereador considera que o atual espaço não corresponde mais as demandas do município, além de não fornecer conforto e segurança necessários.
Na última segunda-feira (07), o vereador Márcio Albieri (PSD) externou ao Poder Executivo a necessidade de concessão para uma nova Rodoviária em Lucas do Rio Verde. A solicitação foi realizada por meio de indicação, durante Sessão Ordinária.
Com o aumento significativo da população luverdense, o número de munícipes e visitantes que necessitam do serviço cresceu consideravelmente. O que, segundo Albieri, justifica a antecipação da concessão, com vencimento previsto para 2027, e a construção de uma nova rodoviária em Lucas do Rio Verde.
"Todos sabemos que essa rodoviária foi feita há mais de 20 anos, e de lá pra cá nossa cidade cresceu, e a nossa rodoviária, infelizmente, já não atende as necessidades de quem a utiliza [...] De fato, ainda tem alguns anos de concessão, mas chegou a hora do município antecipar esse processo", argumentou o parlamentar durante a Sessão.
A atual rodoviária foi construída no início dos anos 2000, sob concessão concedida com prazo de 22 anos. A estrutura que atendia a cidade de cerca de 20 mil habitantes na época, foi muito importante para o desenvolvimento do município. Entretanto, diante do considerável aumento da população, e consequentemente um fluxo maior de passageiros, principalmente nos últimos anos, seu funcionamento tem sofrido impactos que resultam em desconforto e insegurança aos usuários do serviço rodoviário.
Além do aumento de passageiros, Lucas do Rio Verde também registra o aumento do volume de tráfego na cidade, e a locomoção de veículos grandes, como os ônibus interurbanos e interestaduais, acarreta na demora de deslocamentos, aumento do consumo de combustível, maior poluição sonora e do ar, e pode contribuir para o aumento do número de acidentes. Por isso, em defesa da indicação, o vereador também pontuou a acessibilidade e a democratização da mobilidade, sugerindo ao Poder Executivo à observação da adequada localização do terminal rodoviário, com sua implantação às margens da BR-163, para assim desobrigar os ônibus de trafegarem em vias de trânsito difícil.
"Coloco como sugestão para a prefeitura, já começar a discussão dos trabalhos, dos projetos, porque é um processe demorado. De preferência que seja no eixo da BR 163, pois não precisamos de mais ônibus dentro da cidade atrapalhando o trânsito, vamos dizer assim. Existe até uma normativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres que preconiza que as novas rodoviárias sejam feitas no eixo da BR", pontuou Albieri.
Além da inviabilidade, sensação de insegurança e desconforto aos luverdenses, o aumento da violência e tráfico de drogas também têm ganhado peso nos últimos anos. Diante disso, o parlamentar acrescentou que um dos motivos para este atual cenário da rodoviária se dá em virtude de seu modelo arquitetônico antigo, e sugeriu ao Executivo o estudo da infraestrutura da rodoviária de Campo Grande, Mato Grosso do Sul:
"Conversei com alguns motoristas de ônibus, e eles colocaram como uma das rodoviárias mais funcionais e seguras do Brasil, a rodoviária de Campo Grande, que tem o formato que vemos nos aeroportos. As pessoas compram a passagem e entram para uma zona de check-in, e nesse local elas ficam protegidas de todas essas situações que vemos em nossa rodoviária: seja violência, tráfico, roubo... Lucas precisa já dessa rodoviária pensando ela para os próximos 30 anos! Então que seja amplo, que seja levado em consideração um espaço adequado para taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativos... Enfim, olhem com carinho para a rodoviária de Campo Grande, com isso a gente vai trazer satisfação e segurança para quem usufrui dos serviços da rodoviária", finalizou o vereador.
Toda a estrutura da Rodoviária de Campo Grande é adaptada para receber os passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. Por isso, o prédio possui piso retrátil, rampas de acesso, corrimões e banheiros adaptados. Contando também com cadeiras de roda e de transbordo, vagas exclusivas no estacionamento, telefone público adaptado e carrinhos de bagagem.
Fonte: Assessoria Parlamentar
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